Contribuir para o posicionamento
de Portugal na linha da frente
do mercado mundial
de semicondutores
- Promover a capacidade produtiva e a competitividade nacional
- Contribuir para a superação das necessidades relativas ao setor da microeletrónica a nível europeu e mundial
- Capacitação e especialização de Recursos Humanos
- Produtos, Processos e Serviços – 25 novos PSS
- Aumento da capacidade produtiva
- Advanced Packaging
- Redes de acesso de alto débito
- Industrialização de produtos baseados em circuitos óticos integrados
- As fábricas do futuro e capacitação de Recursos Humanos
A Agenda da Microeletrónica será dinamizada durante um período de 36 meses
- De 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024
Foco em quatro pilares estratégicos:
Por meio de ações focadas na inovação e I&D de soluções tecnológicas, promove o crescimento do setor da Microeletrónica em Portugal.



Sobre
A Agenda Microeletrónica é um projeto estrutural
para o reforço da capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica.
O setor da microeletrónica tem enfrentado dificuldades no acesso e disponibilização de componentes e sistemas a nível europeu, seja pelo impacto das tensões geopolíticas, escassez de recursos ou quebra de cadeias de distribuição e produção causada pela pandemia, que veio evidenciar o domínio do mercado asiático, e a necessidade de a Europa ter uma maior autonomia neste setor tão influente e estrutural para a transição digital.
A Agenda Microeletrónica foi idealizada numa lógica integrada e com proximidade às iniciativas europeias IPCEI on Microelectronicse EU Chips Act, procurando desbloquear o potencial da indústria de semicondutores e trazer valor acrescentado à sociedade e economia europeias. A Agenda é o primeiro passo da resposta nacional à necessidade europeia de superar as suas falhas sistémicas no setor, através de investimentos estruturais para reforçar a capacidade produtiva, inovação, capacitação e produção de informação relevante na indústria de semicondutores nacional.
A Agenda Microeletrónica envolve um conjunto de 17 parceiros e procura posicionar Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala Mundial.
Conheça as principais áreas de investimento, o valor de investimento e a duração da Agenda Microeletrónica.
Principais áreas de investimento
- Aumento da capacidade produtiva
- Advanced Packaging
- Redes de acesso de alto débito
- Industrialização de produtos baseados em circuitos óticos integrados
- As fábricas do futuro e capacitação de Recursos Humanos
Investimento global

67.493.749,13€
Duração

36 meses (1/1/2022 – 31/12/2024)
Objetivos
Agenda alinhada com a declaração “A European Initiative on Processors and Semiconductor Technologies” e o “European Chips Act”, tendo como objetivos:
- Ser o primeiro passo da resposta nacional à necessidade europeia de superar as suas falhas sistémicas no setor da microeletrónica.
- Reforçar a capacidade produtiva e a competitividade na área da microeletrónica, ao nível do advanced packaging, industrialização de produtos baseados em circuitos óticos integrados, novas redes de acesso de alto débito e tecnologias para a indústria 4.0 e da capacitação e especialização de Recursos Humanos.
- Promover um conjunto de projetos inovadores, de natureza complementar e mobilizadora, que fomentem uma maior capacitação tecnológica e produtiva do setor da Microeletrónica.
- Reforçar as capacidades internas de I&D e Inovação das empresas do setor para que os produtos, tecnologias e processos desenvolvidos apresentam um potencial inovador de larga escala.
- Promover, de forma transversal para todo o setor, atividades de transferência de tecnologia, cooperação internacional, atração de investimento e atividades de formação e capacitação de recursos humanos.
- Promover, de forma integrada, a:
- Diversificação e reforço da capacidade produtiva do setor;
- Implementação de novos processos, materiais e tecnologias;
- As “Fábricas do Futuro”;
- A Sustentabilidade;
Telefone
+351.234 384 218
Email
info@micro-electronics.eu
A Agenda Microeletrónica irá mobilizar o crescimento do respetivo setor em Portugal, mediante ações focadas na inovação e I&D de soluções tecnológicas assentes nos quatro pilares estratégicos, nomeadamente:
Transição Digital:
implementação de tecnologias de Indústria 4.0, que contribuam para um setor mais robusto, e desenvolvimento do mercado de equipamentos de telecomunicações, de chips para redes 5G/6G, novas tecnologias e processos avançados de packaging e de dispositivos IoT;
Transição Ecológica:
Desenvolvimento de processos de tratamento de resíduos, redução de emissões e reparação e recuperação de componentes eletrónicos;
Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo:
Aposta no capital humano, empresarial e científico e criação da “Academia de Formação em Microeletrónica”;
Resiliência Económica:
Estabelecer bases para a prosperidade económica, através da criação de soluções/produtos de valor acrescentado para a indústria de semicondutores a nível Europeu.