PCI · Creative Science Park – Aveiro Region

Empresa

PCI Creative Science Park

PCI · Creative Science Park – Aveiro Region

O PCI · Creative Science Park – Aveiro Region, tem como missão ser o promotor estratégico e operacional da inovação, do conhecimento e do empreendedorismo na Região de Aveiro, congregando e articulando empresas, associações empresariais, centros de investigação e desenvolvimento tecnológico, dinâmicas de inovação à escala regional, permitindo que os projetos desenvolvidos tenham uma grande abrangência temática e territorial.

O PCI, para além do contacto direto com as entidades do consórcio, terá um papel importante no alinhamento do Consórcio com as tecnologias emergentes e necessidades industriais, através da criação de conteúdos neste âmbito.

O PCI será a sub-líder de 2 projetos, bem como a responsável técnica da Agenda, desempenhando um papel importante nas decisões estratégicas da Agenda.

O que estão

a desenvolver no âmbito da Agenda Microeletrónica

INTELLIGENCE E FORESIGHT
– Experts Advisory Board
– Estudo que permita fazer o mapeamento e caracterização do sector;
– Efetuar uma análise de Benchmark que permita posicionar e comparar a oferta de produtos e serviços nacionais com a média europeia;
TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA – ações de sensibilização, sessões de capacitação, workshops e seminários relacionados com a Transferência de Conhecimento e Tecnologia, as quais serão de extrema importância para o estabelecimento de sinergias entre todas as partes interessadas do ecossistema de Inovação da Microeletrónica. Estas ações serão principalmente direcionadas para empreendedores e empresas do sector, pretendendo-se envolver também as Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e as respetivas Unidades de Interface, bem como todos os investigadores e profissionais ligados ao sector.
– Lixiviação híbrida de cobre, ouro e metais críticos de lixo eletrónico. PPS consiste num processo de lixiviação do lixo eletrónico em cascata. O processo de lixiviação começa pela utilização de compostos de alto pH para lixiviar o cobre do lixo eletrónico, num sistema de batelada. O lixo eletrónico lixiviado passa para a próxima etapa para ser biolixiviado. O Cu será recuperado da solução pelo método de striping.
– A biolixiviação utilizará cepas bacterianas previamente caracterizadas capazes de lixiviar Au e Ga quando incubadas em condições de batelada. Uma solução de metais mistos será gerada. O processo produz Cu metálico e uma solução de mistura concentrada de metais contendo Au, Ga e outros metais presentes nos PCBs em baixas concentrações. Isto requer a utilização de técnicas analíticas de última geração, como ICP-MS e XRF, disponíveis na TAIL-Universidade de Coimbra, capazes de quantificar com precisão os metais nas diferentes etapas do processo.
– Método híbrido seletivo em cascata para recuperação de metais a partir de soluções mistas. O PPS consiste num método híbrido de recuperação seletiva de metais a partir de soluções mistas utiliza moléculas biológicas imobilizadas em suportes. Diferentes moléculas serão usadas com afinidade para diferentes metais. Prevemos a construção de colunas de afinidade para Cu, Au, Pt e Ga. O sistema será montado, em série, cada coluna ativada por uma molécula diferente e imobilizando um metal diferente. Os metais imobilizados serão removidos passando uma solução quelante forte por cada coluna. As soluções obtidas terão o pH equilibrado, e os metais serão obtidos por striping.
– Serviços de consultoria para o desenvolvimento de processos ambientalmente conscientes para conceção, ecodesign e fabricação de produtos eletrónicos. O processo a desenvolver apoiará as empresas no cumprimento da normativa da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), nomeadamente o Decreto-Lei nº. 152-D/2017, modificado pelo Decreto-Lei 102-B/2021.
Especificamente, apoiará os processos das empresas na adesão aos princípios do ecodesign, nomeadamente reduzindo a presença de processos químicos perigosos, utilizando os recursos de forma mais eficaz, melhorando a durabilidade dos seus produtos, permitindo a possibilidade de reutilização e reparação, sendo energeticamente eficiente e reintroduzindo detritos de processo na cadeia produtiva.

Back

This website stores cookies on your computer. Cookie Policy