O PCI · Creative Science Park Aveiro Region, esteve presente, em representação da Agenda Microeletrónica, na E-Waste World Conference & Expo, que decorreu em Frankfurt de 26 a 27 de junho, no âmbito das atividades de prospeção e transferência da tecnologia de reciclagem de metais a partir de resíduos eletrónicos (PCBs) que está a ser desenvolvida no consórcio.
No primeiro dia da conferência falou-se muito na relevância da implementação do Digital Product Passport (DPP) e do impacto da diretiva europeia ‘Right to Repair’ na circularidade dos equipamentos eletrónicos e apresentaram-se vários projetos que estão a decorrer em vários países da Europa com o objetivo de fomentar a reciclagem de REEE.
Na área expositiva, ficou evidente o uso crescente de robótica e AI na triagem e reciclagem de resíduos eletrónicos. Os principais players industriais na Europa marcaram presença neste evento que se assume como o mais relevante nas áreas de reciclagem de REEE, baterias, metais e outras matérias primas críticas (CRM).
A Agenda da Microeletrónica foi criada no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência português com o objetivo de reforçar a capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica. Envolve um conjunto de 17 parceiros e procura contribuir para o posicionamento de Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala mundial.
Os 25 novos produtos, processos e serviços resultantes da Agenda têm como objetivo transformar o setor da microeletrónica e contribuir para a sua resiliência, competitividade e sustentabilidade ecológica, e permitirão ao ecossistema português acompanhar e antecipar as necessidades do setor.
O projeto “Agenda Microeletrónica” decorre de 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024 e é cofinanciado a fundo perdido no valor total elegível de 6.749.3749,13€ pelo Plano de Recuperação e Resiliência português através do Next Generation EU.