O Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), um centro de investigação, localizado no Porto, surgiu como resultado de uma parceria entre a Sociedade Fraunhofer, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Universidade do Porto.
O percurso do FhP-AICOS é marcado por diversas colaborações institucionais e comerciais que resultam numa vasta rede de parceiros ativos. Com uma equipa de cerca de 80 investigadores e uma carteira de clientes de diferentes áreas de negócio (saúde, agricultura, retalho e energia), o FhP-AICOS tem competências consolidadas nas áreas do design centrado no utilizador, inteligência artificial (IA) e sistemas ciber-físicos.
Estas competências tecnológicas serão importantes no âmbito da Agenda, nomeadamente no desenvolvimento de ferramentas da Indústria 4.0 aplicadas à indústria de semicondutores, sendo o FhP-AICOS o sub-líder de 3 projetos neste domínio.
– IoT-based image sensing module
A Fraunhofer Portugal AICOS tem vindo a desenvolver uma plataforma modular para a IoT que permite sensorizar realidades físicas distintas (e.g. movimento, campo magnético, temperatura, humidade, som, luz, qualidade do ar)e comunicar através de diferentes protocolos de comunicação (e.g. Bluetooth, Wi-Fi, NB-IoT, 5G). O desenvolvimento de um módulo de captura de imagem para esta plataforma permitirá medir realidades adicionais, quer no espetro de luz visível como no espetro de luz invisível, com potencial de aplicação em diversos cenários industriais.
A plataforma atualmente desenvolvida pelo Fraunhofer Portugal AICOS, e respetivos módulos, são comercializados atualmente pela Sensry GmbH, empresa alemã que opera no domínio da IoT e que poderá vir a licenciar os resultados obtidos no âmbito deste subprojecto.
– Virtualized edge framework
A Fraunhofer Portugal AICOS tem vindo a desenvolver uma framework para orquestração de dispositivos para a “Internet das Coisas”, em ambiente industrial, que tem como objetivo garantir a configuração, atualização, e encadeamento de serviços em tempo real. Esta framework permite a integração com outros sistemas através da utilização de protocolos de comunicação standard garantindo a interoperabilidade, modularidade, e escalabilidade da solução. O facto de ser uma framework agnóstica ao nível do hardware, permite que seja implementada em qualquer dispositivo adaptado para uso em ambiente industrial. Atualmente, esta framework é comercializada pela Bresimar Automação S.A., sob a marca TekOn Electronics. O facto de ser uma plataforma modular e customizável permitirá o seu licenciamento a outros vendors de soluções Software-as-a-Service.
– Equipment Lifecycle Manager
As soluções de software para a gestão integrada de equipamentos resumem-se, na grande maioria das vezes, a funcionalidades de gestão de inventário. A solução de software que resultará dos desenvolvimentos deste subprojecto deverá permitir acompanhar todo o ciclo de vida de um determinado equipamento, desde a sua instalação, passando pela sua configuração, manutenção, operação até à sua descontinuação. Os diversos módulos que virão a integrar esta solução deverão incluir funcionalidades básicas de gestão de inventário, assim como funcionalidades avançadas para registo de (i) configurações de cada equipamento, (ii) ocorrências e intervenções de manutenção, (iii) parâmetros de operação, e (iv) manuais técnicos de operação e intervenção.
Estas funcionalidades de registo possibilitarão a análise avançada da operação o que, por sua vez, permitirá despoletar alertas de falha e antecipar intervenções, diminuir o tempo de paragem.
Os formatos devem considerar a completude e detalhe da informação necessária em cada momento e recorrer a diferentes suportes digitais (e.g. handheld, augmented reality, virtual reality). A solução poderá se licenciada de forma global ou de forma modula seguindo o paradigma de Software-as-a-Service.