Back

Último dia Leti Innovation Days com mais painéis muito networking

No último dia do Leti Innovation Days 2024, a AIDA CCI e o PCI, em representação da Agenda Microeletrónica, tiveram a oportunidade de assistir a painéis especializados, realizar visitas guiadas e estabelecer contactos com várias entidades e empresas. Os painéis “Sense & Act” e “RF & Telecommunications” foram os destaques do dia, acompanhados pela “Best of Tour: Get the most out of the Leti Innovation Days exhibitions”.

Painel “Sense & Act”

O painel Sense & Act, com o tema “MEMS sensors for mobility & consumer”, contou com a participação de empresas líderes de mercado como a STMicroelectronics, TDK, Philips e a start-up NG.Sense. As intervenções focaram-se na necessidade urgente de reduzir o tempo de colocação no mercado dos dispositivos emergentes, respondendo ao aumento da procura global por sensores mais pequenos, inteligentes e com menor consumo de energia. Esta necessidade é impulsionada pela crescente exigência social e pressão ambiental para tornar a eletrónica mais sustentável.

Painel “RF & Telecommunications”

No painel RF & Telecommunications, sob o tema “Technologies for a connected world”, entidades como a CEA-Leti, ITRI, Murata, Spectronic e Stellantis discutiram o crescimento exponencial do número de dispositivos conectados e os desafios futuros. Os principais pontos abordados incluíram a redução do consumo de energia, o aumento do desempenho e da fiabilidade dos dispositivos, e a aceleração do tempo de colocação no mercado. Adicionalmente, a discussão destacou os desafios impostos pela coexistência de várias redes, novos protocolos de comunicação e frequências de ligação em constante aumento, que complicam o trabalho dos designers de sistemas sem fios.

Visita Guiada e Networking

Entre a participação nos painéis, houve a oportunidade de realizar a “Best of Tour: Get the most out of the Leti Innovation Days exhibitions”. Esta visita permitiu à AIDA CCI e PCI conhecer melhor as valências do CEA-Leti nas áreas de proteção e segurança, e tecnologias da saúde. Foram apresentados demos e protótipos ao vivo por especialistas do CEA-Leti, destacando projetos inovadores de várias startups.

Durante o dia, estabeleceram-se contactos importantes, incluindo com o NANOELEC, Instituto de Investigação Tecnológica de Grenoble. O NANOELEC apresentou o projeto europeu RITIFI, que visa melhorar a integração e a estrutura do panorama europeu de I&D através do mapeamento de serviços de I&D e de tecnologias de informação. Também houve a oportunidade de conhecer a SCINTIL Photonics, uma empresa fabless que desenvolve e comercializa fotónica de silício com lasers e amplificadores óticos integrados; a INFICON, fornecedora líder de instrumentação inovadora, tecnologias de sensores críticos e software avançado de controle de processos; e a TECHNIC, líder global em química de especialidade, equipamentos e ferramentas de controle analítico.

A Agenda da Microeletrónica foi criada no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência português com o objetivo de reforçar a capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica. Envolve um conjunto de 17 parceiros e procura contribuir para o posicionamento de Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala mundial.

Os 25 novos produtos, processos e serviços resultantes da Agenda têm como objetivo transformar o setor da microeletrónica e contribuir para a sua resiliência, competitividade e sustentabilidade ecológica, e permitirão ao ecossistema português acompanhar e antecipar as necessidades do setor.

O projeto “Agenda Microeletrónica” decorre de 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024 e é cofinanciado a fundo perdido no valor total elegível de 6.749.3749,13€ pelo Plano de Recuperação e Resiliência português através do Next Generation EU.

Agenda da Microeletrónica
Agenda da Microeletrónica
https://micro-electronics.eu

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This website stores cookies on your computer. Cookie Policy