A III edição da Conferência da Agenda Microeletrónica decorreu no passado dia 7 de outubro de 2025, no Teatro Aveirense, em Aveiro, integrada na Aveiro Tech Week, um dos maiores eventos tecnológicos promovidos pela Câmara Municipal de Aveiro.
O encontro reuniu mais de 100 participantes, entre investigadores, decisores públicos e privados, empresários e estudantes, com o objetivo de apresentar os resultados da Agenda Microeletrónica, partilhar boas práticas colaborativas e debater o papel de Portugal na cadeia de valor europeia dos semicondutores.
Destaques da conferência
-
A sessão de abertura contou com intervenções de figuras relevantes, como Nuno Gonçalves (Vice-Presidente da IAPMEI), Carlos Alves (membro do Comité Estratégico da Agenda) e João Machado (Câmara Municipal de Aveiro).
-
Destacaram-se intervenções de oradores como António Barny (R&D Senior Manager da Amkor Portugal), Francisco Rodrigues (CEO da PICadvanced), Susana Freitas (Administradora Executiva do INESC‑MN), Sérgio Coelho (CEO da HFA), Arnaldo Oliveira (Professor Associado do dep. de Eletrónica, Telecom. e Informática (DETI), Investigador Sénior do IT), Helena Nadais (Professora Auxiliar do departamento de ambiente e ordenamento -DAO da Universidade de Aveiro) e João Lourenço (R&D Engineer in Robotics and Automation no ISR).
- O evento contou ainda com a Moderação da Dra. Alexandra Viela, Presidente do COMPETE 2030, que dinamizou o momento de Q&A, procurando dialogar sobre perspetivas futuras e possíveis caminhos.
Resultados e perspetivas futuras
A conferência operou como momento de balanço e celebração do trabalho colaborativo desenvolvido pela Agenda, com ênfase em quantificar e evidenciar os impactos junto dos parceiros, empresas e instituições de I&D envolvidos.
Foi reforçado o posicionamento de Portugal como pólo emergente no mercado dos semicondutores e microeletrónica, com atenção especial à necessidade de uma estratégia nacional consistente, à integração nas cadeias de valor europeias e ao papel das regiões no ecossistema tecnológico.
Importância para o setor
Para quem atua no setor tecnológico, empresas, academia ou startups, este evento constituiu uma excelente oportunidade de:
-
Conhecer os principais indicadores de impacto da iniciativa Agenda Microeletrónica,
-
Partilhar aprendizagens e desafios enfrentados no âmbito de projetos de microeletrónica,
-
Explorar oportunidades de colaboração entre empresas e instituições de investigação,
-
Antecipar tendências a nível europeu e regional, e alinhar estratégias de inovação e internacionalização.
Pode assistir à Conferência completa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Hp_fN5boAMM













