O primeiro dia do Fórum MiNaPAD 2024 iniciou com a intervenção de Steffen Krohnert sobre “The Future of Semiconductor Package Manufacturing in Europe: Growing or Vanishing”. Durante esta apresentação, foram revelados os resultados do projeto europeu Pack4EU, cujo principal objetivo foi efetuar o levantamento das empresas de semicondutores de packaging, montagem e teste na Europa. O projeto avaliou as capacidades tecnológicas do setor e analisou as necessidades e evolução da indústria de semicondutores, identificando áreas de melhoria. A AMKOR Portugal foi mencionada diversas vezes como uma empresa de referência na Europa, ao lado da Fraunhofer Portugal.
Seguiram-se várias sessões técnicas paralelas. A representante da AIDA CCI assistiu a apresentações sobre a aplicação da inteligência artificial na deteção e medição de vazios de solda em raio-x pela VALEO, e no desenvolvimento de pasta de solda pela INVENTEC. Houve também discussões sobre PCB Substratos, desafios na produção de circuitos integrados avançados, e substratos orgânicos de alta densidade para aplicações de chiplets e alta frequência.
À tarde, as sessões técnicas abordaram temas como Process Optimization, Reability, Flip Chip Process e Dicing/Picking.
Paralelamente, foram realizadas visitas a empresas e entidades presentes na exposição, incluindo:
- iMAPS – França: Reunião com Alexandre Val, presidente e organizador do evento, que explicou o funcionamento da rede IMAPS, presente em 3 zonas geográficas (Europa, América e Ásia). A IMAPS-France é uma organização sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento do setor da microeletrónica e indústrias complementares através de conferências, networking, seminários e workshops;
- YOLE Group: Discussão com Stefan Chitoraga sobre o Hub de microeletrónica e nanotecnologia de Grenoble;
- ROARTIS: Empresa belga representada por Joghen Schuermans, que oferece adesivos e resinas inovadoras para aplicações exigentes e de alta fiabilidade;
- Aipro Engineering: Conversa com Thibault Lioret sobre projetos eletrónicos e microeletrónicos de alto valor acrescentado;
- BT Eletronics: Encontro com Alan Bouché sobre a distribuição de máquinas, equipamentos e produtos para empresas francesas de semicondutores;
- NANOTEC International: Conversa com Peter Sperling sobre as soluções da empresa para backend de semicondutores, montagem e embalagem para o mercado europeu, destacando a parceria com a ATEP – AMKOR em Portugal.
O primeiro dia do Fórum MiNaPAD 2024 foi repleto de sessões técnicas informativas e visitas a empresas inovadoras, fortalecendo parcerias e explorando novas oportunidades de colaboração no setor da microeletrónica.
A Agenda da Microeletrónica foi criada no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência português com o objetivo de reforçar a capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica. Envolve um conjunto de 17 parceiros e procura contribuir para o posicionamento de Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala mundial.
Os 25 novos produtos, processos e serviços resultantes da Agenda têm como objetivo transformar o setor da microeletrónica e contribuir para a sua resiliência, competitividade e sustentabilidade ecológica, e permitirão ao ecossistema português acompanhar e antecipar as necessidades do setor.
O projeto “Agenda Microeletrónica” decorre de 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024 e é cofinanciado a fundo perdido no valor total elegível de 6.749.3749,13€ pelo Plano de Recuperação e Resiliência português através do Next Generation EU.