O Consorciado HFA está a produzir um componente para aumentar a velocidade de internet das casas e empresas americanas, produzido pela PICadvanced, também parceira do projeto, resultado potenciado no âmbito da Agenda Microeletrónica, nomeadamente através da aquisição de equipamentos de produção altamente especializados na área da microeletrónica.
Trata-se do XFP NG-PON2 ONU, um componente da área da fibra ótica que é colocado nos routers domésticos e empresariais, multiplicando por até 16 a largura de banda larga e aumentando, assim, a velocidade da internet.
O apoio da Agenda Microeletrónica está ainda a potenciar a capacidade de trabalhar novos produtos e prestar serviços de assemblagem e teste de placas de eletrónica.
Este componente, aumenta a largura de banda em 10 vezes, está a ser integrado nos routers da multinacional americana de telecomunicações Verizon. Representa um avanço significativo na melhoria de conectividade e velocidade da internet no mercado residencial e empresarial dos EUA.
O projeto “Agenda Microeletrónica” decorre de 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024 e é cofinanciado a fundo perdido no valor total elegível de 67 493 749,13€ pelo Plano de Recuperação e Resiliência português através do Next Generation EU.
Clique aqui para ler a notícia completa: https://bit.ly/45SppCv