A Agenda Microeletrónica marcou hoje presença na Sessão de Apresentação Pública da Estratégia Nacional para os Semicondutores, representada pelas entidades ATEP – Amkor Technologies, Inova-Ria, Synopsys, INL, PCI – Creative Science Park Aveiro Region, PICadvanced, Fraunhofer Portugal e INESC, oito das dezessete que contemplam o Consórcio da Agenda Micro.electronics.
Nesta sessão, que reuniu representantes da Comissão Europeia, de Agências Governamentais, Indústria e Especialistas do Setor, foram apresentados e debatidos os principais eixos de intervenção da Estratégia Nacional para os Semicondutores, o seu alinhamento com o European Chips Act e com as oportunidades de financiamento de I&D&I que serão lançadas no âmbito da parceria europeia Chips Joint Undertaking. Foram também apresentados temas-chave, tais como a Estratégia EU Chips Act, a Chips JU work programmes and calls, Oportunidades para o ecossistema nacional e foram ainda debatidos desafios e ações-chave relativos a este setor, que está tão presente em todos os dispositivos que usamos atualmente, sendo vital para várias economias e segurança nacional dos países e das nações.
Pretende-se que a Estratégia Nacional para os Semicondutores tenha um impacto muito significativo a nível nacional e a nível europeu. Foi apresentada por Diogo Vaz, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em colaboração com o Ministério da Economia e do Mar, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Agência Nacional de Inovação.
Houve ainda uma sessão de perguntas e respostas, onde ficou claro o posicionamento e ações que Portugal procura ter neste setor, estando a investir no desenvolvimento e capacitação do país ao nível dos vários passos que compõem a sua cadeira de valor, nomeadamente, I&D, Design de Chips, Teste, Produção, Sustentabilidade, capacitando igualmente os profissionais que trabalham ou que poderão a vir a integrar o setor, entre outros.
Procura-se assim alavancar a excelência , posicionamento e capacidade produtiva do país e criar parcerias chave para contribuir de forma construtiva e contínua para dar resposta às necessidades do setor.
Pode assistir aqui à sessão completa: https://www.youtube.com/watch?v=MD1Rn1iz86M