A Universidade de Aveiro (UA), universidade reconhecida internacionalmente pela qualidade do seu ensino e investigação, tem como visão tornar-se numa das principais instituições de investigação e desenvolvimento da Europa, aumentando as colaborações europeias e contribuindo para a construção e consolidação do Espaço Europeu de Investigação.
A UA desenvolve investigação de ponta em áreas estratégicas do conhecimento, com uma forte aposta na investigação aplicada. Nesta Agenda, a UA será representada pelo Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO). A UA contribuirá para o desenvolvimento de chips para novas tecnologias de comunicação, para o diagnóstico e conceção de processos de otimização industrial, que reduzam a pegada ecológica da indústria de semicondutores e para a criação e definição de processos industriais relacionados com a economia circular e reciclagem de produtos do setor da Microeletrónica.
A criação do DAO, em 1978, resulta da visão estratégica da também recém-criada UA. Há cerca de 40 anos, quando o Ambiente ainda não fazia parte das questões societais, a UA foi pioneira, em Portugal, na abordagem pedagógica integrada dos problemas ambientais, que se consubstanciou na criação, em 1976/77, do primeiro curso de Engenharia do Ambiente no nosso país (Decreto Regulamentar nº 39/78 de 25 de outubro, regulamentado pelas Portarias nº 259/83 de 7 de março e 351/88 de 1 de junho). De acordo com o seu Regulamento, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 110 de 8 de junho de 2010, o DAO deve contribuir para a concretização da missão da Universidade e assegurar a consecução das respetivas atribuições legais, designadamente a prestação de serviço público de ensino superior. Nos termos dos estatutos da UA, para além do ensino e da investigação, que o caracterizam como Unidade Orgânica (UO), o DAO promove ainda a transferência para a sociedade do conhecimento e da tecnologia, bem como a dinamização das atividades culturais e humanistas em prol e em estreita interação com a comunidade envolvente.
No âmbito da Agenda Microeletrónica: tratamento e valorização de efluentes líquidos (base aquosa ou base orgânica), tratamento e valorização de efluentes gasosos e recuperação de solventes, avaliação de ciclo de vida:
– Recuperação de solventes e tratamento de efluentes gasosos
– Análise da reatividade de efluentes líquidos concentrados em base solvente
– Sistema de tratamento de efluentes líquidos na nova linha de painéis
– Soluções de reutilização/eliminação de resíduos de solventes orgânicos concentrados
– Soluções de tratamento de efluentes líquidos com elevada concentração de compostos orgânicos
Hubs Operacionais:
Holanda, Irlanda, México, Perú e Uruguai
Partnership Network:
Austrália, Polónia, Roménia, Suíça