A Agenda da Microeletrónica marcou presença no primeiro dia da SEMICON Europa 2025, que decorre de 18 a 21 de novembro, em Munique, Alemanha. Celebrando o seu 50.º aniversário, a SEMICON mantém-se como uma das maiores e mais relevantes feiras dedicadas aos semicondutores, microeletrónica, fotónica e áreas tecnológicas associadas, decorrendo este ano em simultâneo com a Productronica.
O stand da Agenda, representado pela AIDA CCI, PCI – Parque de Ciência e Inovação e INESC MN, recebeu ao longo do dia profissionais e empresas com forte interesse em nanofabricação, advanced packaging e PICs – Photonic Integrated Circuits, uma área que tem registado um crescimento rápido na Europa, tanto a nível de capacidade produtiva como de novas aplicações.
O programa técnico da feira trouxe também debates estratégicos sobre o futuro da indústria na Europa. No CxO Summit, destacou-se a apresentação das mais recentes tendências tecnológicas e dos novos players do ecossistema europeu, incluindo a evolução da European Semiconductor Manufacturing Company (ESMC) — a nova foundry europeia resultante da parceria entre TSMC, Bosch, Infineon e NXP — que deverá produzir 480 mil wafers/ano a partir de 2027. Foram ainda divulgadas as recomendações da SEMI para o desenvolvimento da EU Chips Act 2.0.
Durante a manhã, no espaço TechARENA, decorreu a sessão Sustainable Future Fabs (10h00 – 13h15), inteiramente dedicada ao papel da sustentabilidade no futuro da produção de semicondutores. Sob o tema Engineering Efficiency: Greener Fabs for a Resilient Semiconductor Future, especialistas da indústria apresentaram soluções e estratégias para tornar as fábricas mais eficientes e ambientalmente responsáveis.
A sessão abordou três áreas-chave para o mercado europeu:
- Brownfield vs Greenfield: Soluções para Fabs mais verdes
- Estratégias de gestão de água: Clean Chips, Clean Water
- GENESIS: Avançar a circularidade na indústria dos semicondutores
Estas temáticas reforçam a importância de alinhar o crescimento industrial com práticas sustentáveis, garantindo a resiliência económica e tecnológica da Europa.




