A Universidade de Coimbra (UC) é reconhecida internacionalmente como uma universidade de investigação, que procura dar respostas aos problemas da sociedade e que contribui para o desenvolvimento sustentável.
A UC tem vindo a desenvolver diversas atividades que a posicionam como um importante contributo para o setor da microeletrónica e dos semicondutores, incluindo o fabrico de circuitos complexos de soft-matter, ao qual está associado um processo de reciclagem de circuitos impressos e um projeto de recuperação de metais preciosos em REEE, contribuindo para a sustentabilidade e a economia circular.
Adicionalmente, importa referir que a UC dispõe de um laboratório de microeletrónica integrado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Neste projeto, a UC contribuirá para o estudo de processos microbiológicos e químicos para a reciclagem de metais preciosos.
– O lixo eletrónico é um dos resíduos sólidos que mais cresce, com uma taxa de acumulação de quase 10 milhões de toneladas por ano apenas na União Europeia, onde aproximadamente 15-20% desses resíduos são reciclados. Em 2021, a produção estimada de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEEW) é de 55,2 milhões de toneladas em todo o mundo.
Entre os materiais que se pretendem recuperar destacam-se os metais valiosos (ouro, platina, prata, índio e gálio) de computadores e equipamentos de telecomunicações em fim de vida, usando sistemas integrados que combinam tratamentos químicos e biológicos. A implementação desta abordagem permitirá uma separação eficiente dos metais alvo com baixo custo operacional e impacto ambiental reduzido dos efluentes gerados durante a aplicação das diferentes etapas de processamento.
A nível científico, a abordagem metodológica será liderada pela UA e UC, tendo por base um estudo de diagnóstico inicial para identificar e mapear o ecossistema português do setor da Microeletrónica. Posteriormente, a UA centrará as suas atividades na identificação de processos de gestão de resíduos eletrónicos e a UC centrará a sua investigação em processos microbiológicos e químicos de reciclagem de metais preciosos.