O Observatório da Agenda da Microeletrónica será lançado a 1 de outubro no decurso do II Congresso da Agenda Microeletrónica, na cidade de Aveiro, no âmbito da Aveiro Tech Week. A Inova-Ria Associação de Empresas é responsável pela criação da plataforma em parceria com o PCI · Creative Science Park Aveiro Region, ambos parceiros do consórcio que integra a Agenda.
A plataforma vai usar Inteligência Artificial para tornar-se num repositório dinâmico de informação relevante, que irá desde a mais básica, como identificação e localização das empresas portuguesas que operam no setor, a sua atividade, o seu posicionamento na cadeia de valor, mas também será gerada informação mais complexa como tecnologias disponíveis, capacidade produtiva, indicadores financeiro, oportunidades de emprego e formação, entre outras.
Leia aqui a notícia completa: https://bit.ly/3LuPvC2
Inscreva-se aqui neste evento e assista em primeira mão ao lançamento público do Observatório: http://events.micro-electronics.eu/
A Agenda da Microeletrónica foi criada no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência português com o objetivo de reforçar a capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica. Envolve um conjunto de 17 parceiros e procura contribuir para o posicionamento de Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala mundial.
Os 25 novos produtos, processos e serviços resultantes da Agenda têm como objetivo transformar o setor da microeletrónica e contribuir para a sua resiliência, competitividade e sustentabilidade ecológica, e permitirão ao ecossistema português acompanhar e antecipar as necessidades do setor.
O projeto “Agenda Microeletrónica” decorre de 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024 e é cofinanciado a fundo perdido no valor total elegível de 67 493 749,13€ pelo Plano de Recuperação e Resiliência português através do NextGenerationEU.