Back

Começou a corrida entre a Intel, Samsung e TSMC para lançar o primeiro chip de 2nm

A Apple já espera o seu novo SoC de 2 nanómetros para o introduzir nos dispositivos de 2025. Por trás, está a TSMC que compete com outros grandes fabricantes, como a Intel ou Samsung.

Esta tipologia de chips, nestas microscópicas dimensões, são cruciais para o futuro dos smartphones, centros de dados e inteligência artificial (IA). Menores transistores significam menor consumo de energia e maior velocidade. Atualmente, termos como “2 nanômetros” são usados para descrever cada nova geração de chips, mais do que as dimensões físicas reais do semicondutor.

Um novo relatório do Financial Times desta semana afirma que a TSMC apresentou recentemente os seus novos chips de 2 nm à Apple e Nvidia. A transição para os chips de 2nm trará uma combinação de desempenho e eficiência às atualizações dos produtos Apple. Por outro lado, a Samsung lançou versões mais acessíveis dos seus protótipos de 2 nanômetros, ainda que menos sofisticados do que da rival.  Já a Intel, anterior líder de mercado, planeia produzir a sua próxima geração de chips até o final do próximo ano.

A procura pela eficiência e melhor desempenho na transição de chips demonstra a importância da inovação na área da microeletrónica e dos semicondutores em vários setores-chave.

Leia a notícia completa aqui.

 

Agenda da Microeletrónica
Agenda da Microeletrónica
https://micro-electronics.eu

This website stores cookies on your computer. Cookie Policy