O Instituto Ibérico de Nanotecnologia, INL, consorciado da Agenda Microeletrónica, recebeu na passada sexta-feira, dia 17 de novembro, o encontro “Iberian Science Day”.
Durante a sessão, foi apresentada a Estratégia Ibérica para os Semicondutores e respetivos planos de participação recém-aprovados European Chips Act. Este evento, que procura assinalar a cooperação científica entre Portugal e Espanha, nomeadamente as missões colaborativas, contou com a presença da Senhora Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. A Senhora Ministra fez a sua intervenção no âmbito do tema “Ciência e Tecnologia e Ensino Superior em Portugal”, na qual abordou a posição estratégia portuguesa no competitivo mercado de semicondutores mundial, bem como, o talento existente em empresas, universidades e centros de investigação portugueses nestas áreas tecnológicas. A sessão contou ainda com a presença de Diogo Vaz, Advisor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que reforçou a estratégia portuguesa para os semicondutores.
Neste seguimento, Portugal tem vindo a posicionar-se neste setor para atrair produção de semicondutores, procurando, desta forma, fortalecer a autonomia estratégia do país e da União Europeia.
A Agenda Microeletrónica fez-se representar por António Barny da Amkor Portugal, por Pedro Almeida e por Guilherme Cabral da PICAdvanced.
O país está comprometido com a estratégia europeia e focado em fazer crescer este setor. Esta é mais uma das iniciativas que procura destacar o potencial português e fortalecer o seu posicionamento à escala europeia.