Back

Fotónica em destaque no segundo dia da Semicon West

No segundo dia da Semicon West, em São Francisco (EUA), a delegação composta pela AIDA CCI, pela Inova-Ria, pela HFA e pelo PCI · Creative Science Park – Aveiro Region, em representação da Agenda da Microeletrónica, participou em várias apresentações e reuniões com entidades-chave.

Durante a manhã, John Langan, CTO da EMD Electronics, discutiu o papel fundamental da inteligência artificial na descoberta de novos materiais para a indústria de semicondutores. Langan destacou como a IA está a revolucionar o processo de Investigação e Desenvolvimento (I&D), acelerando significativamente a transição da conceção à experimentação.

Subodh Kulkarni, CEO da Rigetti Computing, apresentou as oportunidades que a computação quântica supercondutora oferece. Rigetti Computing, pioneira em computação quântica clássica full-stack, demonstrou o potencial transformador desta tecnologia na investigação e inovação dentro do setor dos semicondutores.

O dia também contou com apresentações focadas nas aplicações de circuitos integrados de fotónica. Estas tecnologias estão a ser exploradas na medicina, agro-indústria, indústria automóvel e telecomunicações, apresentando vantagens claras em termos de velocidade de transmissão de dados e menor consumo energético, mesmo que algumas aplicações ainda estejam na fase inicial de comercialização.

Durante a tarde, a delegação da Agenda da Microeletrónica focou-se na prospeção e estabelecimento de parcerias. Destacam-se as seguintes reuniões:

  • ICEX Spain Trade and Investments: Com Eva Lopo, foi explorado o ecossistema de semicondutores no mercado espanhol e discutidas potenciais parcerias entre empresas portuguesas e espanholas;
  • Chihuahua: Adalberto Flores destacou o crescimento do setor de semicondutores no México, impulsionado pela proximidade com os EUA, e mostrou abertura para colaborações com empresas portuguesas;
  • AOI Electronics: A empresa apresentou os seus desenvolvimentos em chiplets e suas aplicações;
  • OSI Electronics: Foram discutidas soluções de fabrico customizadas para a indústria dos semicondutores;
  • SP3: Apresentaram a tecnologia de deposição química em fase vapor de diamante em wafers, que confere maior resistência térmica e mecânica;
  • GTAI Germany Trade & Invest: Exploraram-se os intercâmbios entre o mercado alemão e o mercado americano;
  • CamLine: Bernardo Ospina apresentou software especializado para a indústria de semicondutores;
  • Semi Americas: Shane Poblete, Senior Director, discutiu a possibilidade de participação na próxima edição da Semicon West, a realizar-se em Phoenix, Arizona, em 2025.

Estas interações foram fundamentais para divulgar a Agenda da Microeletrónica e reunir informações estratégicas para o consórcio, potenciando futuras colaborações e inovações no setor.

A Agenda da Microeletrónica foi criada no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência português com o objetivo de reforçar a capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica. Envolve um conjunto de 17 parceiros e procura contribuir para o posicionamento de Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala mundial.

Os 25 novos produtos, processos e serviços resultantes da Agenda têm como objetivo transformar o setor da microeletrónica e contribuir para a sua resiliência, competitividade e sustentabilidade ecológica, e permitirão ao ecossistema português acompanhar e antecipar as necessidades do setor.

O projeto “Agenda Microeletrónica” decorre de 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024 e é cofinanciado a fundo perdido no valor total elegível de 67 493 749,13€ pelo Plano de Recuperação e Resiliência português através do NextGenerationEU.

Agenda da Microeletrónica
Agenda da Microeletrónica
https://micro-electronics.eu

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This website stores cookies on your computer. Cookie Policy