A Agenda Microeletrónica, que já conta com uma taxa de execução superior a 40% e será apresentada na Automotive Summit 2023.
O evento terá no lugar no hotel Meliá Ria, em Aveiro, dia 15 de novembro, na próxima quarta-feira.
A Agenda da Microeletrónica, criada no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), envolve um conjunto de 17 parceiros e procura contribuir para o posicionamento do país no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, reforçando a capacidade produtiva do país para fornecer a Europa e outros países à escala Mundial. Está alinhada com as iniciativas da União Europeia para os semicondutores, visando desbloquear o potencial nacional da indústria de semicondutores e contribuir para o aumento da resiliência da cadeia de valor europeia.
O Consórcio propõe-se a desenvolver 25 produtos, processos e serviços, que ajudem a colocar Portugal no mapa europeu da indústria de semicondutores e envolve 21 workpackages, pequenos projetos colaborativos, desenhados e estruturados para cumprir os objetivos e metas propostos pelas entidades consorciadas, de forma a promover a resposta nacional às falhas sistémicas inerentes ao setor europeu.
A microeletrónica desempenha um papel vital na indústria automóvel e em outras indústrias à escala mundial e o seu impacto no mundo moderno é imenso. O setor da microeletrónica tem enfrentado dificuldades no acesso e disponibilização de componentes e sistemas a nível europeu, seja pelo impacto das tensões geopolíticas, escassez de recursos ou quebra de cadeias de distribuição e produção causada pela pandemia, o que veio evidenciar o desequilíbrio da cadeia de valor, altamente concentrada na Ásia. A necessidade de a Europa voltar a ter uma maior autonomia neste setor tão influente e estrutural para a transição energética e digital tem sido evidente.
Podem consultar aqui o programa do evento: https://automotivesummit.pt/en/programa/
As inscrições, devem ser realizadas aqui: https://automotivesummit.pt/inscricao/
Este evento de dois dias, tem como propósito debater os desafios que a indústria automóvel tem enfrentado nos últimos tempos.