Uma equipa da Universidade de Boston, UC Berkeley e da Universidade Northwestern desenvolveu um sistema integrado que combina componentes electrónicos, fotónicos e quânticos num único chip. De acordo com um novo estudo publicado na Nature Electronics, este é o primeiro dispositivo deste tipo no campo da computação quântica. O trabalho da equipa apresenta um método para a produção em massa de “fábricas de luz quântica” usando os mesmos processos de fabrico dos semicondutores comuns, empregados em dispositivos electrónicos convencionais.
Este novo chip integra fontes de luz quântica e controladores electrónicos usando um processo de fabrico padrão de 45 nanómetros. Esta abordagem abre caminho para uma produção em grande escala de sistemas quânticos para computação, comunicação e detecção, campos que tradicionalmente dependiam de dispositivos construídos à mão, confinados a ambientes de laboratório.
Leia aqui a notícia completa: https://www.pcguia.pt/2025/07/investigadores-constroem-o-primeiro-chip-que-combina-electronica-fotonica-e-luz-quantica/