No primeiro dia de visita de prospeção à feira MICRONORA, em Besançon, França, a AIDA CCI e o PCI · Creative Science Park – Aveiro Region cumpriram o objetivo de promover a Agenda da Microeletrónica e os resultados alcançados até ao momento, bem como destacar o ecossistema português no setor. Esta iniciativa visa fortalecer a posição de Portugal no panorama internacional da Microeletrónica e fomentar novas parcerias estratégicas.
Durante o primeiro dia do evento, o stand da Agenda recebeu a visita de vários empresários interessados em conhecer o consórcio, os objetivos e os resultados que se pretendem atingir. Foram apresentados produtos inovadores das empresas EXATRONIC Lda., HFA S.A. e PICADVANCED S.A., que exibiram projetos de I&D na área da fotónica e produtos de microeletrónica desenvolvidos e fabricados em Portugal.
O dia foi igualmente marcado pela conferência “What strategies are needed to deal with the systemic risks of the 21st century?”, proferida por Arthur Keller. Na sua intervenção, Keller explorou os grandes desafios globais e os riscos sistémicos que a humanidade enfrenta, oferecendo uma análise detalhada das abordagens metodológicas mais adequadas para lidar com estas questões. Keller sublinhou a necessidade de uma abordagem sistémica para uma compreensão mais profunda dos problemas atuais, abordando também as limitações dos instrumentos disponíveis para reagir a esses desafios.
Para além das apresentações e da conferência, o evento proporcionou diversas oportunidades de networking, com destaque para os contactos estabelecidos com entidades como Nuova Simach SRL, TFL Solutions, LAM PLAN S.A.S., a ISIFC (Biomedical Engineering School – University of Franche Comté), a Universidade de Oran 1 (Faculté des Sciences Exacte et Appliqué) e a VERMES Microdispensing GMBH.
A Agenda da Microeletrónica foi criada no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência português com o objetivo de reforçar a capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica. Envolve um conjunto de 17 parceiros e procura contribuir para o posicionamento de Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala mundial.
Os 25 novos produtos, processos e serviços resultantes da Agenda têm como objetivo transformar o setor da microeletrónica e contribuir para a sua resiliência, competitividade e sustentabilidade ecológica, e permitirão ao ecossistema português acompanhar e antecipar as necessidades do setor.
O projeto “Agenda Microeletrónica” decorre de 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024 e é cofinanciado a fundo perdido no valor total elegível de 67 493 749,21€ pelo Plano de Recuperação e Resiliência português através do NextGenerationEU.