Back

Workshop Temático sobre “Arquiteturas Abertas”, aconteceu ontem, na Escola Profissional do Fundão

Com a presença de 78 participantes, o evento contou com apresentações especialistas de renome nesta matéria: Joana Maria (VORTEX-CoLab), Hugo Martins (Capgemini Engineering), António Espírito Santo (Universidade da Beira Interior – UBI), Pedro Miranda (IObundle) e Alexey Brodkin (Synopsys), que aceitaram integrar o painel do evento, partilhando o seu conhecimento técnico com todos.
 
Sob a moderação de Pedro Roseiro, Gestor de Projetos da Inova-Ria, a discussão abordou temas cruciais inerentes a esta temática, bem como a atração, fixação e capacitação de profissionais na área.
 
A Associação contou com o apoio da Escola Profissional do Fundão (Luís Oliveira – Diretor da EPF e Jorge Gamboa – Diretor Pedagógico da EPF) e com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, que participou no evento, partilhando estratégias-chave aplicadas no Município do Fundão.
 
Este foi o quarto workshop temático, promovido pela Inova-Ria, no âmbito da Agenda Microeletrónica (Micro.electronics). Com estes eventos este consorciado procura contribuir para a partilha de conhecimento e update tecnológico de profissionais, alunos, docentes, investigadores e de toda a comunidade interessada nas temáticas potenciadas.
 
O próximo workshop temático será sobre “Indústria Aeroespacial e a Microeletrónica”, acontece no Porto, em janeiro (data e local a anunciar brevemente). As inscrições são gratuitas e já estão abertas, podendo ser feitas aqui: https://bit.ly/4getch6 
Veja aqui os principais momento do evento: https://bit.ly/3CVC2ST e consulte as apresentações dos especialistas: https://bit.ly/4ilpxjr

Criada no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência português, a Agenda da Microeletrónica tem como objetivo reforçar a capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica. Envolve um conjunto de 17 parceiros e procura contribuir para o posicionamento de Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala mundial.

Os 25 novos produtos, processos e serviços resultantes da Agenda têm como objetivo transformar o setor da microeletrónica e contribuir para a sua resiliência, competitividade e sustentabilidade ecológica, e permitirão ao ecossistema português acompanhar e antecipar as necessidades do setor.

A Agenda de Microeletrónica beneficia de um orçamento total elegível de 67.493.749,21€, dos quais 30.048.411,91€ são financiados pela iniciativa NextGenerationEU. Com a conclusão do projeto prevista para 30 de junho de 2025, Portugal pretende afirmar-se como líder no setor global dos semicondutores, tendo já executado mais de 60% do orçamento e feito progressos significativos no desenvolvimento de produtos, sustentabilidade e formação de mão de obra.

Agenda da Microeletrónica
Agenda da Microeletrónica
https://micro-electronics.eu

This website stores cookies on your computer. Cookie Policy